Luminárias de São José, acontece a 19/Março!


LS3

Fonte da foto: JRO-Jornal Região Oeste.

Luminárias de São José, uma tradição com mais de um século de existência.

A 19 de março, festeja-se o dia de São José, ou o dia do Pai! É pois, neste dia, que se volta a cumprir uma tradição com mais de um século de existência, as  Luminárias de São José voltam às ruas da aldeia do Carvalhal do Município do Bombarral.

A “lenda” diz, que esta tradição remonta à última década do século XIX, altura em que o padre da localidade sugeriu à população que iluminasse as ruas com cascas de caracóis, a 19 de março, para acompanhar a procissão, em Dia de São José.

LS2

Fonte da foto: Arquivo JRO-Jornal Região Oeste.

Depois de alguns anos de interrupção, esta prática foi retomada em 1969 por intermédio do então Prior Padre José Miguel Ferreira de Moura. As interrupções havidas no decorrer destes 50 anos, verificaram-se devido a condições climatéricas adversas à realização do evento.

LSJ1

Fonte da foto: José Manuel Vieira.

LSJ2

Fonte da foto: José Manuel Vieira.

Este evento é organizado pela Junta de Freguesia do Carvalhal e pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, contando com a colaboração da Sociedade Filarmónica Carvalhense.

LS1.jpg

A iniciativa abre, como é hábito, com a celebração da Missa em honra de São José.

Este ano, a celebração da missa ocorre pelas 20 horas, na Capela do Santíssimo Sacramento do Carvalhal (pormenores mais à frente neste artigo), presidida pelo Reverendo Prior Padre José Luis Guerreiro, prior do Santuário do Senhor Jesus e São Pedro do Carvalhal.

LSJ3

Fonte da foto: José Manuel Vieira.

Segue-se a Procissão pelas ruas da aldeia, com as imagens de São José e de Nossa Senhora das Dores, acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense.

No final da Procissão, decorrerá no Salão Nobre da Sociedade Filarmónica Carvalhense um convívio, para a qual toda a população está convidada. Serão também atribuídos prémios às duas melhores decorações da noite.

12239899_10206260369322166_3803361905837872512_n

Interior da Capela do Santíssimo Sacramento – Carvalhal, Bombarral. Fonte foto: Olavo Daniel Pereira.

A Capela quinhentista do Santíssimo Sacramento, foi fundada no século XVI pela Rainha D. Leonor, fundadora do Hospital Termal de Caldas da Rainha. Num largo, centrado por um cruzeiro, o templo de três naves, da ordem toscana, ampliado e reconstruído no século XVII com o interior totalmente revestido a azulejos seiscentistas de tapete. 

O nosso Portugal tem tradições e gentes fantásticas. Já conhecias ou tinhas ouvido falar desta tradição?

Espero que tenhas gostado deste artigo e te tenha inspirado, para celebrares o Dia do Pai, de forma diferente! Comenta e Partilha com os teus amigos nas redes sociais.

Encontra o +vaidoso da blogosfera no Facebook e no Instagram, bem como no site.

Beijos&Abraços!