Dia Mundial do Livro: Recebeste o Teu Livro Grátis?


livro0.png

Celebrou-se hoje, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Um livro é sempre aquele fiel amigo que nos faz sonhar e “teletransportar” para lugares longínquos, (re)viver histórias fantásticas e, por vezes, mudar a nossa vida. Diz-se que um livro é a arma mais poderosa contra a ignorância, concordas?

O avanço do mundo tecnológico e da internet, a prática da leitura está cada vez mais no esquecimento. Apesar de não ter um leitor assíduo, tanto quanto gostaria, não descuro o manusear das folhas de um livro, sentir as texturas de cada folha e deliciar-me com o cheiro agradável a papel, tão característico dos livros ou de uma biblioteca.

E tu, preferes ler online ou preferes um livro em papel? Nunca achei piada ou entusiasmo em ler um livro online!

livro2

Para assinalar este dia, a Bertrand Editora, as Lojas da Fnac e a Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ofereceram livros. Do que apurei online, alguns dos títulos consagrados destas obras estão os famosos “Samitério de Animais”, de Stephen King; “Contador de Histórias”, de Jeffrey Archer; ou “A Vida Oculta das Coisas”, de Cláudia Cruz Santos, conseguiste algum?

Ainda a propósito do tema, embora a inauguração conte o dia 23 de Abril 2014, a ideia partiu do Movimento de Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida de Roma, em parceria com a Portugal Telecom -PT, em transformar as antigas Cabines Telefónicas de rua em  Cabines de Leitura.

O objetivo principal visa o de exercitar a cidadania e fomentar a leitura, sobretudo junto dos mais novos, promovendo o gosto pelos livros num espaço inesperado.

livro3

Certamente que no teu bairro ou pelas ruas da capital já encontraste alguma.  Nestas Cabines de Leitura, poderás encontrar livros para crianças e jovens, onde cada pessoa pode levar um livro de empréstimo, deixando outro em troca, juntamente com os seus contactos, com o compromisso de o devolver num prazo estipulado.

Esta iniciativa é muito semelhante ao “book crossing”, no qual o utilizar dos site com o mesmo nome pode registar um livro, marcá-lo e “libertá-lo”, sendo depois possível acompanhar o percurso do livro, e incentivar aqueles que o encontram a fazer o seu registo e a deixar um outro livro no lugar onde descobriram o outro.

Um pouco por todo o país, de norte a sul, já podemos encontrar uma Cabine de Leitura. Qual a tua cidade, já te deparaste com uma destas cabines? Partilha connosco nos comentários.

Considero esta iniciativa fantástica, no bairro onde vivo existe uma Cabine de Leitura, ou melhor, existiu. Há uns meses, todos os livros estavam espalhados pelo chão… será que as pessoas cumprem com as regras? Não particularizando, lamento mas não me parece que o civismo atual da nossa sociedade tenha feito vingar esta iniciativa.

Qual a tua opinião?

Fonte das fotos: retiradas online.

💻 Liga-te ao blog mvaidoso Segue as redes sociais Facebook/mvaidoso e Instagram/blogmvaidoso e vamos fazer conexões positivas e saudáveis por aí!

💡 Consideras que este post pode ajudar alguém que conheces? 💫 PARTILHA-O o #MVaidoso fica-te muito grato!

💡 Achas que este post pode ajudar alguém que conheces? 💫PARTILHA-O nas tuas redes sociais. Deixa-me também a tua opinião, ela é importante para o MVaidoso! Abc

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.