DICAS SEGUROS: Aprende ou (Re)Lembra Conceitos Básicos Sobre Seguros!


SEGUR02

Olá, como correu o vosso dia?

No dia 08/Maio, apresentei-vos o novo projeto do blogue +Vaidoso, que podes (re)ler aqui. Antes ainda, do primeiro artigo “oficial” desta rubrica, parece-me de bom senso enquadrar-vos sobre a história do Seguro.

Muito resumidamente, o primeiro contrato de seguro foi escrito, em Génova, por volta de 1347. As primeiras apólices de que à registo são datadas de 11/07/1385, em Pisa, Itália e 10/07/1397, em Florença, Itália, tornando-se comuns no final do século XIV.

Já em Portugal, a História dos Seguros remonta ao ano de 1293, quando o Rei D. Diniz – O Lavador – estabeleceu a primeira forma de seguro, dedicada em exclusivo aos riscos marítimos, através da cobrança do chamado Prémio sobre as embarcações.

Em 1791 surge em Portugal, a primeira Companhia de Seguros Portuguesa, a Companhia Permanente de Seguros. Decorrida a história, é no ano de 1982 que é criada a APS-Associação Portuguesa de Seguradores, alterando a denominação ao longo do tempo, hoje conhecida, como ASF- Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundo de Pensões , organismo que tutela e supervisiona os seguros e fundos de pensões, em Portugal. Interpretação do texto original recolhido aqui, in Wikipédia.

Aprende ou (Re)Lembra AGORA, Alguns Conceitos Básicos Sobre Seguros

Seguradora: é a Entidade legalmente autorizada a exercer a atividade seguradora e que subscreve, com o Tomador do Seguro, o contrato de seguro.

Tomador do Seguro: é a Pessoa Singular ou Colectiva que celebra o contrato de seguro com a Seguradora, sendo responsável pelo pagamento do prémio e “dono” da apólice de seguro.

Pessoa Segura: é a pessoa cuja vida, saúde ou integridade física se segura (por exemplo, nos seguros Automóvel, Acidentes Pessoais, Acidentes de Trabalho, Vida, Saúde ou outros do qual esteja em causa, proteger a vida, saúde ou integridade física da pessoa humana).

Beneficiário/a: é a Pessoa singular ou colectiva a favor de quem reverte a prestação da Seguradora decorrente de um contrato de seguro.

Apólice: quer falemos em seguros do ramo vida ou não vida, a apólice de seguro é o documento que titula o contrato de seguro celebrado entre o tomador do seguro e a Seguradora, onde constam as respetivas condições gerais, especiais (se houverem), e particulares acordadas entre as partes.

Ata Adicional: é o documento que titula a alteração de uma apólice de seguro.

Cobertura Principal: é a garantia que serve de base à constituição do contrato de seguro.

Coberturas Complementares: são as outras garantias de proteção para além da garantia principal.

Capital Seguro: é o montante estipulado no contrato de seguro como sendo o limite máximo da responsabilidade da seguradora.

Prémio Anual Renovável: é a designação do Prémio quando é anualmente revisto.

Prémio Único: é a entrega única efetuada pelo Tomador do Seguro durante a vigência do contrato ou as entregas suplementares para além das inicialmente contratadas.

Prémio Único ou Total: é o Prémio bruto acrescido das cargas fiscais e parafiscais e que corresponde ao preço pago pelo Tomador do Seguro à Seguradora pela contratação do Seguro.

Prémio Fracionado: diz respeito à fração do Prémio Anual pago segundo a periodicidade escolhida pela Tomador do Seguro, aquando da contratação do contrato ou a partir do momento, da alteração ao contrato.

Estorno: é a devolução ao Tomador do Seguro de uma parte do prémio já pago.

Idade Atuarial: é a Idade da Pessoa Segura (ou Pessoas Seguras) na(s) sua(s) data(s) aniversária(s) mais próxima, antes ou depois da data atual.

Data Vencimento do Contrato: corresponde à data em que o contrato de seguro termina.

Incapacidade ou Invalidez: é a redução da capacidade física, motora, orgânica, sensorial ou intelectual em consequência de acidentes ou doença da pessoa (ser humano).

Doença: é a alteração involuntária do estado de saúde da(s) Pessoa(s) Segura(s), não causado por acidente.

Acidente: é um acontecimento fortuito devido a causa súbita, externa e estranha à vontade da(s) Pessoa(s) Segura(s) que lhe(s) provoque lesões corporais clínicas (conhecidos danos corporais) e objectivamente comprovadas.

Sinistro: é um evento ou série de eventos resultantes de uma causa capaz de accionar as garantias de um ou mais contratos de seguro.

Valor de Redução: corresponde aos montantes ou importâncias redefinidos em função de uma situação contratualmente prevista.

Seguro de Grupo Contributivo: é um seguro de grupo em que a(s) Pessoa(s) Segura(s) contribuem, no todo ou em parte, para o pagamento do prémio de seguro.

Seguro de Grupo Não Contributivo: é  um seguro de grupo em que o Tomador do Seguro contribui na totalidade para o pagamento do prémio de seguro.

Existem na verdade, muitíssimos outros conceitos ou termos básicos sobre o “mundo” dos seguros. Dos apresentados, algum que te seja uma novidade?

Tens algum outro conceito ou termo que precises de ajuda para o decifrar?

Deixa-me o teu comentário ou sugestão no campo “comentários” ou envia eMail para blogmvaidoso@gmail.com tenho todo o gosto em ajudar-te!

💻 Liga-te ao @blogmvaidoso Segue as nossas story’s nas redes sociais Facebook e Instagram e vamos fazer conexões positivas e saudáveis por aí!

2 thoughts on “DICAS SEGUROS: Aprende ou (Re)Lembra Conceitos Básicos Sobre Seguros!

  1. Pingback: DICAS SEGUROS: SEGUROS OBRIGATÓRIOS EM PORTUGAL! – Blog +Vaidoso!

  2. Pingback: DICAS SEGUROS: RESPONSABILIDADE CIVIL – SEGURO AUTOMÓVEL! – Blog +Vaidoso!

💡 Ajuda-me a PARTILHAR este artigo, ele pode ajudar alguém que conheces. Beijo&Abraço MVaidoso.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.