SANTOS POPULARES: LISBOA É PALCO DAS MARCHAS POPULARES!


SantosPopulares1.png

O mês de Junho é o mês dos Santos Populares, arraiais, bailaricos e festas estão por todo o país a animar as noites. Hoje, à noite, em Lisboa é noite da sardinha assada regada por um belo copo de tinto e um pezinho de dança e muita diversão, nos arraiais pelos vários bairros típicos da capital.

As pessoas vão para a rua comer sardinha assada, beber e divertir-se pelas ruas e bairros populares da cidade.

Começam oficialmente, os Santos Populares com as Festas de Lisboa, de 12 para 13 de Junho, dia de Santo António. As marchas de cada bairro desfilam pela Avenida da Liberdade, enchendo-a de animação, cor, figurantes, música e o público a assistir faz o resto da festa. É caso para dizer, que fazem um belo brilharete!

casa
Fonte foto: Mood.sapo.pt.

A manter a tradição, desde 1958, neste dia 12 de Junho realizam-se os Casamentos de Santo António, os noivos também descerão a Avenida da Liberdade, esta noite. Outro momento alto, ocorre dia 13 de Junho com a procissão de Santo António que sai da sua igreja, situada em Alfama, próximo da Sé Patriarcal, no local onde este santo nasceu, cerca de 1193.

As festas continuam e a grande animação volta ao Porto, na noite de 23 para 24 de Junho, com as festas de S. João. As pessoas voltam a sair à rua e para os bairros populares para se divertirem, engalanados com arcos, balões coloridos e aromas inconfundíveis a manjericos. Antigamente, os foliões batiam com alho-porro na cabeça das pessoas que se divertiam nas ruas, nos dias que correm, usam-se martelinhos de plástico. O fogo de artifício é lançado à meia-noite sobre o rio Douro. A noite só acaba pela madrugada, junto à praia, para ver nascer o pôr do sol e um banho matinal, reza a história para que assim se cumpra a tradição.

A terminar o mês, dia 29 de Junho comemora-se o S. Pedro, também com festas populares em várias localidades do nosso país.

Em todas as festas também é tradição saltar a fogueira e oferecer à namorada ou namorado vasos com manjerico, onde se colocam quadras, onde se fala de amor ou preces aos Santos Populares, Santo António, São João e São Pedro.

E tu, o que mais gostas dos Santos Populares?

Se vais para os Santos aproveita para te divertir, mas sê responsável.

Abc, Joaquim Neves by BlogMVaidoso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.