SMDAY: DIA MUNDIAL DAS REDES SOCIAIS!


redessociais2Bom dia, vaidoso’s 😉 o que vão fazer neste domingo?

Sabiam que hoje, 30 de Junho, comemora-se o Dia Mundial das Redes Sociais? É verdade, inevitavelmente, o artigo de hoje é dedicado a estes “bichinhos” que nos deixam agarrados e colados aos ecrãs dos smartphones, pc’s e tablets? 😉

Acredito que, uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar é agarramos no smartphone e abrir as redes sociais. Estou certo?

No meu caso, depois de preparar o café da manhã, agarro logo no smartphone e ver o que há de novo nas redes sociais, as principais, instagram e facebook. Eventualmente, o email e depois passando para uma notícia ou outra. Acontece o mesmo convosco?

Portugal é o terceiro país europeu que mais usa as redes sociais e, segundo um estudo da Marketest, 4,1 milhões de portugueses têm um perfil online. Os dados de 2013 sobre a utilização das redes sociais são, surpreendentemente reveladores.

Com o rápidos avanço das tecnologias e do mundo da internet, as redes sociais são, na verdade, pontos de encontro virtuais, a distância ficou para segundas núpcias, a comunicação é instantânea e todos podemos estar ligados.

redes sociais3

Verdade seja dita, as redes sociais trouxeram muita coisa boa, a possibilidade de pessoas manterem o contacto, de forma simples e rápida, mesmo estando no outro canto do mundo. No entanto, também trazem o reverso da medalha.

Para Catarina Lucas, Psicóloga, as Redes Sociais vieram acrescentar um vazio, embora possa parecer contraditório, a socialização das pessoas passou do contacto direto entre as mesmas, sendo substituído pelas conversas nas redes sociais. Por isto, afirma “Isto faz com que, aparentemente estejamos rodeados de pessoas, quando na prática estamos sozinhos e fechados no nosso mundo.” Parando uns breves minutos em silêncio, (como costumo dizer, pensando com os meus botões) esta é uma realidade. Basta analisarmos a quantidade de “amigos” que temos nas redes sociais do facebook e instagram e, na prática, com quantos deles mantemos uma conexão ou socialização física. Certamente, nem um terço delas. Qual a vossa opinião, acerca deste assunto?

De acordo com o ranking apurado pelo estudo Marktest sobre Os Portugueses e as Redes Sociais 2013, colocaram a rede social Facebook (94,6%), YouTube (38,9%) e o Google+ (34,1%) no Top 3 das redes sociais mais utilizadas pelos portugueses.

Um relatório desenvolvido no âmbito do World Internet Project (WIP) sobre “A Utilização da Internet em Portugal – Relatório de 2010” concluem que:

 

Poderás ler mais sobre estes dados aqui. Muito haverá a dizer sobre as vantagens e desvantagens sobre o uso das redes sociais, na minha opinião, quando utilizadas da melhor forma, elas permitem-nos estar mais próximos e conectados com as pessoas que nos são mais queridas.

Nestas redes surgem uma panóplia de informações e coisas sem o mínimo interesse, é preciso muito cuidado e bom senso na utilização das redes sociais, não permitindo que situações menos positivas nos afectem ou condicionem a nossa vida. Porém, as redes sociais são igualmente ferramentas, que quando bem utilizadas e geridas, nos poderão trazer muitas coisas boas, momentos e lições de vida inesquecíveis.

Afinal, porque gostamos tanto das redes sociais. O que pensas acerca deste assunto?

img_20190624_220808719121988.png

💡 Ajuda-me a PARTILHAR este artigo, ele pode ajudar alguém que conheces. Beijo&Abraço MVaidoso.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.